terça-feira, 28 de abril de 2009

internet vs. direitos de autor

boas,

este artigo gerou alguma discussão entre amigos,

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376909&idCanal=61

sinceramente acho esta discussão extremamente enfadonha. tenho esta aversão de estimação por dois factores bem definidos.

1- a discussão é normalmente mal dirigida e explanada(isto existe?). o que gera diversas confusões e discussões paralelas que não tem interessa nenhum. o cerne da questão é que todos nós somos mais ou menos culpados de roubo e mai nada. a coisa mais parecida que me consigo lembrar é que toda a gente conduz em excesso de velocidade.
NÃO QUER DIZER QUE NÃO SEJA CRIME!!!
e os downloads ilegais são CRIME! alguém criou algo que esta a ser usado por outra pessoa que não lhe pediu autorização. é simples e directo. não interessa nada se depois se for ver que a quem tens que pedir autorização é uma empresa multi-milionária(ou multi-bilionária) a quem o artista vendeu os direitos. aceitem duma vez essa culpa e deixem-se de merdas.

2- a segunda parte são os intervenientes mais comuns na discussão serem, como seria de esperar, quem mais interesse tem nela. que são as empresas que mais direitos de autor detém e as pessoas mais agarradas aos downloads. e daqui sai uma guerra de extremistas que não tem a mínima piada pq estão, por norma todos errados. nem se pode queimar na fogueira toda a gente que alguma vez fez um download nem legalizar a partilha de informação à parva e dizer que o paraíso na terra chegou.
sem isto ser possível chega-se à conclusão que é um problema impossível de resolver devido à sua escala e que a única coisa a fazer è combater os efeitos secundários como sites ilegais e piratas electrónicos. e a melhor maneira de fazer isso é uma discussão muito seca meismo!!

quanto ao artigo em si parece-me um devaneio estúpido de um fachizoide de merda qq. digo isto pq esse fachizoide megalómano não tem ideia do que iria acontecer se tal coisa fosse realmente feita de um momento para o outro. metade da população era privada de internet de repente, empresas iriam à falência e o sistema jurídico iria ficar entupido durante décadas de tantos processos em tribunal. queimar todos os infiéis na fogueira não funciona.

2 comentários:

Heidi disse...

muy bien!!

e já agora... "explanada" existe:

sing. part. pass. de explanar

1. Fazer a explanação de; desenvolver (uma matéria); explicar minuciosamente.

2. Tornar plano, claro.

Heidi disse...

ah... e não queres escrever "Autor" no título ?

em vez de "utor"

:D