terça-feira, 4 de março de 2008

eternal sunshine of the spotless mind (09/11/06)


nada melhor do que falar do melhor filme de sempre, de todos os tempos, do mundo e quem sabe até da europa.

ok é isto tudo mas só para mim, é sem duvida o filme que mais gostei de sempre. não não vou falar do funny games, se calhar é a seguir. estou a falar do 'eternal sunshine of the spotless mind'. nunca num só filme ri e chorei tanto. nem nunca ri a chorar e chorei a rir com tanto gosto.
tenho que dizer que este filme é um bocado estúpido. faz-me lembrar os livros do saramago. partilham o mesmo tipo de receita culinária. pega-se em algo de absolutamente fantástico, como a península ibérica separar-se da europa ou ir ao medico para apagar a lembrança dolorosa do cãozinho querido que morreu, dilui-se na banalidade da vida do dia-a-dia e junta-se o gajo e a gaja. e chega-se ao fim com uma historia de amor. como disse o outro, neste mundo só há dois tipos de historia que vale a pena contar, a de amor e a de guerra. eu concordo.
este é então um simples filme de amor , ou melhor de Amor. (não sei bem qual é a diferença, mas como disse recentemente numa carta, é a única palavra que me interessa escrever com letra maiúscula)
então é assim, imaginem que acabaram de acabar com o amor da vossa vida, a dor está a deixar-vos loucos e existe desde há uns anitos um procedimento medico que vos permite apagar selectiva e completamente da memoria memorias. iriam querer faze-lo??? pensem bem....... eu espero um bocadinho. para quem diz que não, e se a outra pessoa se antecipar e vos apagar a vocês da sua memoria?? cabrão/puta de merda!!! ainda não ?? anjinhos...
era para escrever muito mais mas sinceramente o filme é magico demais para analisar e esquartejar como uma rã presa com alfinetes. digo apenas que o gajo e a gaja estão perfeitos, sim é o jim carrey e está perfeito. ela tb. e os secundários apenas o são pela historia e não pelo talento.
digo apenas que o ambiente geral do filme é o da vida cotidiana, apesar de grande parte do filme se passar na cabeça dele, muito humano e realista, não há heróis nem vilões. não há grandes explosões nem acontecimentos globais nem twistes assassinos de tudo o que se passou antes, apesar de ter um ou outro menor apenas para apimentar um bocadinho.
um filme cheio de pormenores deliciosos para saborear do inicio ao fim, para quem quiser ou puder abrir os olhos e deixar-se ir, como a vida que é o contrario da morte como disse a outra. não foi bem assim mas......QUERO A MINHA GAJA!!!!!

Sem comentários: